Picadas


Como cuidar de picadas de cobras


Como cuidar de picadas de cobras
Como cuidar de picadas de cobras
Normalmente quando alguém leva uma picada de cobra não sabe muito bem que tipo de cobra fez aquilo com a pessoa. A não ser que ela tenha muito conhecimento de biologia ou de como reconhecer as diferentes espécies de cobras que existem por aí. As picadas de cobras são muito incomuns na cidade grande. Mas existe ainda muita gente que mora em localidades rurais, portanto, ainda são bem suscetíveis a picada deste animal peçonhento. Mas alguns elementos podem dar a dica de que tipo de cobra está por ali e o verdadeiro risco que ela representa para a pessoa que estiver pelo caminho dela.
Primeiramente,e as cobras maiores, como a Jiboia, representam pouco perigo para o ser humano em sua picada. Mas, por outro lado, representa outro tipo de perigo. Por exemplo, este tipo de cobra costuma utilizar seus fortes músculos para dar um abraço fatal na pessoa, quebrando seus ossos e fazendo com que a vítima morra por asfixia. Mas as cobras com chocalhos, por exemplo, geralmente podem representar algum tipo de problema em sua picada.
Por via das dúvidas, é importante que se siga os seguinte passos para sobreviver a uma picada de cobra.
Instruções

Dificuldade
Fácil

  1. 1
    Uma boa dica é pedir para alguém que esteja próximo que capture a cobra, de preferência mate a cobra que picou a vítima. Isso porque levando o animal até o médico ou hospital mais próximo, é maior a chance dos médicos aplicarem o tratamento correto. Os soros que são utilizados contra o veneno da cobra são diferentes, portanto, identificando o animal o tratamento será ministrado mais rapidamente.
  2. 2
    É importante também que a vítima se mantenha calma após o ataque, tentando ficar imóvel e mantendo o calor do corpo. Isso porque com o aumento da atividade circulatória do corpo, o veneno da cobra poderá se espalhar pelo corpo da vítima mais rapidamente. A dica neste caso é que a vítima respire devagar e profundamente.
  3. 3
    É importante também que a vítima retire qualquer tipo de acessório que estiver usando. Isso porque um dos efeitos colaterais do veneno pode fazer que algumas partes da vítima, especialmente as extremidades, fiquem inchadas, dificultando depois a saída de pulseiras, anéis, e outros acessórios que possam estar no corpo.
  4. 4
    De forma alguma pense em aplicar gelo no local da vítima. Isso também pode ajudar que o veneno se espalhe mais rapidamente pela corrente sanguínea. Também não tente chupar o veneno da ferida, estas são técnicas ultrapassadas que representam mais perigo do que uma cur
    a